Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícias Anteriores

Outubro

Acessos: 3537

 

 Apresentação da Orquestra Sinfônica do Exército 24 de outubro

 

No dia 24 de outubro, a Banda Sinfônica do Exército, realizou um concerto musical no Teatro Marrocos em Lages - SC. O evento denominado " Primavera na Serra ", foi aberto a população lageana, que juntamente com os integrantes do 1º Batalhão Ferroviário, em parceria da Fundação Cultural de Lages, lotaram o Teatro Marrocos, que possui a capacidade de 1,000 pessoas.

 

A apresentação, teve o seguinte repertório:

 1 - CONCERT PRELUDE Philip Sparke 4'00 min

 2 - OVERTURE DIE FLEDEMAUS Johann Straus 9'00 min

 3 - CHARLES CHAPLIN SELECTION Limelight Theme, Morning Promenade, This is my song, Titina,Mandolin Serenade, Green Latern rag, Falling star, Napoli march, Ze Boulevardie, arr: Marcel Peeters 12'00 min

 4 - BLADES OF TOLEDO (Fantasia para Trombone) Trevor L Sharpe 4'00 min

 5 - TRITSCH-TRATSCH Polka Johann Strauss 3'00 min

6 - ALTE KAMERADEN MARCH Carl Teike 3'30 min

7 - GLENN MILLER MEDLEY Little Brown Jug, In The Mood, Tuxedo Junction, American Patrol, Moonlight Serenade (arr. Naohiro Iwai) 8'00 min

8 - SOUL BOSSA NOVA / MAS QUE NADA Quincy Jones Jorge Ben Jor 6'00 min

9 - DANZON Nº 2 (Danza Latina) Arturo Márquez 9'30 min

10 - HINO NACIONAL (Letra: Joaquim Osório Duque-Estrada / Música: Francisco Manuel da Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PCI do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre-RS(CPOR)

           Na semana de 22 a 25 de outubro, o Centro de Preparação de Oficias da Reserva (CPOR) de Porto Alegre (RS), visitou o 1º B FV. Na oportunidade, os alunos do CPOR estiveram no Destacamento Morro da Igreja (DEMIG), que executa a obra de revitalização da estrada de acesso aos radares de controle do espaço aéreo, pertencente à Força Aérea Brasileira. Esta obra está sendo executada pelo 1º B FV e apresenta-se como uma excelente oportunidade de adestramento aos alunos, já que envolve grande volume serviços de engenharia.

            

 

  

  
  

  

 

 

Despedida de Militares

           Aconteceu no dia 23 de outubro, no Auditório do 1º Batalhão Ferroviário, a cerimônia de despedida do Cap Hugo Leandro Agra Leal, por motivo de sua transferência para a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais Rio de Janeiro - RJ, o S Ten Milton Rogério Rosa De Oliveira, Nomeado Instrutor Chefe do Tiro de Guerra 08/002, localizado em Bragança - Pará.

        Na ocasião, o Cel Cleber - Comandante do 1º B FV fez uso da palavra, ressaltando o excelente trabalho, dos militares e logo após, entregou-lhes a referência elogiosa e a lembrança do batalhão.

     

 

  

  
  

 

Reservista visitam o 1° B Fv

           No dia 19 de outubro, os reservistas da turma de 1979, retornaram a caserna para matar a saudade.

         Na oportunidade visitaram as instalações da OM, logo após, o nosso Museu Ferroviário.

     

 

  

  
 

 

Oficial Nomeado Para Comandar o 1° B Fv, no Biênio 2020/2021, Visita O Batalhão

             Esteve em visita ao 1º B FV de 16 à 18 de outubro, o Ten Cel ANDERSON SOARES DO CARMO, Oficial nomeado pelo Comandante do Exército, para Comandar o 1º Batalhão Ferroviário no biênio de 2020 / 2021.

         Durante a semana o Ten Cel ANDERSON, conheceu as instalações da OM e a sua rotina administrativa e operacional. Conheceu também os Destacamentos do Batalhão e as obras em andamento. A passagem de comando está prevista para janeiro de 2020.

     

 

  

  
 

 

 

Ação rápida do militar do DEMIG, impede uma tragédia

            No dia 04/10, já no final da tarde, houve um grave acidente na Ponte de Águas Brancas, na Rodovia SC 110, em Urubici (SC). Um veículo acabou perdendo o controle, saindo da pista, vindo a capotar e pegar fogo. Graças a ação do 1º Ten Essenfelder, que passava pelo local, e que rapidamente tomou procedimentos para impedir um mal maior, ajudando na retirada do motorista do carro em chamas, na sequência, cuidou do trânsito até a chegada da Polícia Militar e dos Bombeiros.

        Felizmente os ocupantes tiveram apenas ferimentos leves e com a ajuda do militar, conseguiram sair do veículo que ficou destruído pelo fogo.

     

 

No Destacamento Guaíba

             Ao final da tarde eu, Capitão Flávio Monteiro, Comandante da Operação Guaíba, e o Sd Otávio, meu motorista nos deparamos com uma mulher e uma criança de 4 anos sentados no acostamento da BR-116. A mulher estava chorando com a criança no colo. Prontamente paramos a viatura e retornamos pra ver o que havia ocorrido. Ao falar com a mulher que estava desesperada ela me informou que sua casa havia sido assaltada e que ela havia acabado de se deparar com o bandido. Ao gritar para o bandido, ele deixou cair um saco com o dinheiro que havia roubado da casa desta mulher e ela conseguiu resgatar. Colocamos mãe e filho na Ranger e ligamos para a sua família que a aguardava na entrada de Mariana Pimentel. No deslocamento a mulher relatou que seu filho de 4 anos sonha em ser do Exército quando crescer. Prontamente decidi dar meu gorro que tenho grande apreço ao menino que ficou muito feliz e convidar a família para conhecer o nosso Destacamento. Eles ficaram eternamente gratos. São uma família humilde de agricultores. Em seguida, levamos todos para casa sãos e salvos. Faço questão de relatar este caso para exemplificar a "Mão Amiga" do Exército. Esta criança e esta família com certeza nunca esquecerão e uma pequena semente do bem foi plantada na vida deste menino que no futuro pode se tornar um grande militar.

     

 

  

  
 

 

1° B Fv Participa do Projeto Criança na Praça

05 de Outubro

             No dia 05 de outubro, o 1º Batalhão Ferroviário participou na Praça Joca Neves, município de Lages (SC), da Ação Cívico Social Criança na Praça, em comemoração a Semana da Criança, com exposição de material, oferecendo oficinas de pintura, desenho e atividades lúdicas.

     

 

  

  
  

   

  

 

 

Fim do conteúdo da página