Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícias Anteriores

Setembro

Acessos: 4147

 

Formatura de Promoção e Despedida de Militar

27 de Setembro

             Aconteceu no dia 27 de setembro, no pátio de Formaturas do 1º Batalhão Ferroviário, “Gen Rodrigo Octávio” a Formatura de promoção, término do Período Básico CB CET, despedida de militar e conclusão do curso de Operador de Equipamento de Engenharia.

        A promoção é um momento bastante aguardado na vida do militar, e quando esse momento chega, é tomado de grande satisfação e alegria, sendo dividido, principalmente com os seus familiares.

          Na sequência o Comandante do Batalhão realizou a leitura da referência elogiosa do Maj Rômulo Fabiano Pacheco Ravázio, por ocasião de sua despedida do destacamento de Guaíba - RS.

     

 

  

  
  

   

  

 

 

 

Museu do 1º Batalhão Ferroviário Participa da 13ª Primavera dos Museus

23 a 29 de Setembro

             De 23 a 29 de setembro acontece a 13ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nessa edição, museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais!

         O Museu Ferroviário não poderia deixar de participar, durante esta semana receberá cerca de 500 estudantes de todas as idades, para conhecerem o museu e um pouco da história do 1º Batalhão Ferroviário.

      

 

 

 

 

Operação Guaíba

23 de Setembro

          

             No dia 23 de setembro de 2019, esteve em visita as obras de duplicação da BR 116, no Rio Grande do Sul, O Gen Ex EDSON LEAL PUJOL, Comandante do Exército, acompanhado do Gen Ex GERALDO ANTÔNIO MIOTTO, Comandante do Comando Militar do Sul, Gen Ex CLAUDIO COSCIA MOURA, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção e do Cel IVAN ALEXANDRE CORRÊA SILVA, Comandante do 4º Grupamento de Engenharia de Construção. As autoridades foram recepcionadas pelo Cel CLEBER MACHADO ARRUDA, Comandante do 1º Batalhão Ferroviário, responsável pela execução da Obra de duplicação da Rodovia BR 116, entre Guaíba e Tapes (RS).

         Na oportunidade, puderam verificar o andamentos das obras na rodovia e também conheceram o Parque Industrial, Adir Rogério Espindola, (usina de britagem e usina asfalto).

      

 

Baile da Independência

7 de Setembro


            Foi realizado no dia 07 de setembro de 2019, no Clube dos Oficiais do 1º Batalhão Ferroviário, o BAILE DA INDEPENDÊNCIA, em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, sediados no município de Lages-SC.

          A Independência do Brasil, momento especial de nossa História, vivenciada em 7 de setembro de 1822, trouxe para o povo brasileiro a tão sonhada liberdade, rompendo os grilhões que a mantinha sob o domínio português.

          Para comemorar esse momento de festa e os 197 anos da independência do Brasil, o 1º Batalhão Ferroviário, 6º Batalhão de Polícia Militar e 5º Batalhão de Bombeiros Militar, realizaram o Tradicional Baile da Independência. O evento aconteceu no Clube de Oficiais do 1º BFv e teve a participação da comunidade lageana em geral e de autoridades.

 

 

 

Desfile 7 de Setembro

07 Setembro de 2019


            O 1º Batalhão Ferroviário participou da Semana da Pátria 2019, com o Desfile Cívico na Avenida Duque de Caxias. Além de comemorar os 197º Aniversário da Independência do Brasil e cultuar as tradições e os vultos históricos, também teve por finalidade enaltecer o espírito de civismo e patriotismo.

          O Desfile do 1º Batalhão Ferroviário contou com tropa a pé e desfile motorizado.

          Às 17:00h na Praça João Ribeiro, centro de Lages (SC), foi realizado o arriamento da Bandeira Nacional, Bandeira do Estado de Santa Catarina e do Município de Lages, encerrando as comemorações da semana da Pátria.

 

 

 

 

Abertura da Semana da Pátria

01 Setembro de 2019


Foi realizada no dia 1 de setembro, na Praça João Ribeiro, centro da cidade de Lages (SC), a abertura da Semana da Pátria/2019. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares e de populares que pararam para prestigiar o evento. Na ocasião, militares do 1º B Fv conduziram o fogo simbólico da Pátria. Logo após, foi hasteada a Bandeira Nacional, Bandeira do Estado de Santa Catarina e do Município de Lages.

 

Fim do conteúdo da página