Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícias Anteriores

setembro

Acessos: 5048

 

Palestra de Prevenção ao Suicídio 27 de setembro de 2018

Aconteceu no dia 27 de setembro de 2018, no 1º B Fv, a Palestra de Prevenção ao Suicídio. Esta atividade tem por finalidade orientar os integrantes do Batalhão a detectarem possíveis problemas relacionados com casos de depressão e prevenir quadro que podem levar ao suicídio.

A Palestra foi ministrada para todo o efetivo da Unidade, sendo que para os Cabos e Soldados, ficou a cargo do Psicólogo Plínio Resende da Silva e para os Oficiais, Subtenentes e Sargentos, a cargo da s Fisioterapeutas: Daniela de Campos Delayte e Ariane Evaristo.

 

 

 

 

1° Batalhão Ferroviário participa do Criança na Praça 2018 28 de setembro de 2018

O 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv), participou no dia 28 de setembro de 2018, do Criança na Praça 2018. este evento já é tradicional em Lages (SC), e acontece anualmente, sempre em outubro, mês em que se comemora o Dia da Criança. A atividade é uma iniciativa da Fundação Carlos Jofre do Amaral e conta com a participação de diversos órgãos e instituições, que neste dia, dispensam um pouco de seu tempo em favor das crianças. Durante todo o dia, visitaram o evento cerca de 4.000 crianças. O 1º B Fv participou com atividades lúdicas e exposição de material.

Para o Batalhão, participar de em envento desses, reveste-se de grande importância, pois amplia seu contato com a sociedade e transmite aos mais jovens uma oportunidade de estar próximo do Exército Brasileiro e de conhecer o nosso trabalho.

 

 

 

 

 

 

Seção de Saúde do 1° B Fv, Ministra Palestra para EstudanteIntegrantes do PROERD26 de Setembro

No dia 26 de setembro de 2018, integrantes da Seção de Saúde do 1º Batalhão Ferroviário ministraram palestra no 6º Batalhão de Polícia Militar para estudantes de várias escolas da rede pública e privada de ensino, que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

A palestra, atendeu a uma solicitação do Comandante do 6º BPM, Ten Cel Alfredo Nogueira dos Santos, e foi ministrada pelo 2º Ten Med Bernardes e pela 3º Sgt Enf Kramel. O tema abordado foi doenças sexualmente transmissíveis (DST), gravidez na adolescencia e métodos anticoncepcionais. O público foi composto por 42 alunos com idade entre 12 e 15 anos.

 

 


Comandante do 4° Grupamento de Engenharia Visita 1° B Fv 25 e 26 de setembro de 2018

Nos dia 25 e 26 de setembro, o 1º B Fv recebeu a Visita de Orientação Técnica do Comandante do 4º Grupamento de Engenharia – Porto Alegre (RS), Cel Rogério Cetrim de Siqueira e de sua comitiva. O Comandante do 4º Gpt E veio ao Batalhão verificar as Operações de Construção em andamento e também a rotina administrativa da OM.

O Comandante do 4º Gpt E foi recepcionado no Corpo da Guarda da Unidade, pelo Comandante do Batalhão, Ten Cel Cleber Machado Arruda, na sequência foi realizada uma formatura e logo após, participou da reunião de obras e visitou o aquartelamento. No dia seguinte, a comitiva se deslocou para o Destacamento Caminhos da Neve – DECAN, em São Joaquim -SC e Destacamento Morro da Igreja – DMIG, Urubicí – SC, onde verificou o andamento dessas Operações de Construção que estão sendo executadas pela Engenharia Militar, por intermédio do 1º B Fv.

 

 

 

 

 

 

 

  

Formatura alusiva ao dia da Família Militar17 de setembro de 2018

Foi realizada no dia 21 de setembro, a Solenidade Alusiva ao Dia da Família Militar, que tem como Patrono a senhora ROSA MARIA PAULINA DA FONSECA.

Na ocasião, o Comandante do 1º B Fv acompanhado de familiares de militares da OM, depositaram uma corbelha de flores diante do retrato da Senhora ROSA DA FONSECA no Pátio de Formaturas Gen Rodrigo Octávio.

Dona ROSA DA FONSECA foi instituída Patrona da Família Militar, conforme Portaria nº 650 do Comandante do Exército, de 10 de junho de 2016.

 

 

 

 

 

Presidente da Câmara de Vereadores de Lages Visita o 1° B Fv17 de setembro de 2018

  O Vereador Luiz Marin, Presidente do Legislativo Lageano visitou o 1º Batalhão Ferroviário. Na oportunidade, almoçou com o Comandante, Ten Cel Cleber Machado Arruda. A visita teve por finalidade estreitar laços institucionais e de amizade.

O Vereador Luiz Marin é um profundo admirador do Batalhão e conhecedor de sua história, por este fato, sempre se faz presente nas solenidades e por vezes, faz visitas esporádicas para manter-se informado das missões atuais do 1º B Fv.

 

 

Visita do NPOR do 2° B Fv 17 a 18 de setembro de 2018

 1º Batalhão Ferroviário recebeu de 17 a 18 de setembro de 2018, a visita de 03 Instrutores/Monitores e 17 Alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 2º Batalhão Ferroviário (Araguari/MG), atendendo ao Pedido de Cooperação de Instrução - PCI, a fim de complementar as atividades de instrução no 1º B Fv, e para conhecerem os trabalhos desenvolvidos pela OM.

O Estágio teve início com uma recepção do Comandante, logo após uma visita às instalações do Batalhão e instruções ministradas nas diversas seções da OM. Na sequência os alunos se deslocaram aos Destacamentos DECAN (São Joaquim - SC) e DEMIG (Urubici - SC), onde vivenciaram na prática a rotina das obras executadas pela Engenharia Militar. 

 

 

 

 

 

Militares do 1º Batalhão Ferroviário Participam de Visita de Instrução ao Exército do Chile 14 de Setembro de 2018

 

No período de 10 a 14 de setembro de 2018, o Cap Flávio André Bezzerra Monteiro e o Sten Edson de Souza Copetti estiveram em visita de instrução ao Cuerpo Militar del Trabajo (CMT), Unidade de Engenharia pertencente ao Exército Chileno, localizada em Puerto Montt, visitaram tembém os demais destacamentos do CMT, nas cidades de Vodudahue e Futaleufu. 

A missão teve por finalidade a troca de experiências na área de engenharia de construção com aquela nação amiga. O relevo Chileno é bastante acidentado, impondo aos engenheiros um grau elevado de dificuldade na execução de obras de engenharia de grande porte. A presença dos militares do 1º B Fv no Chile contribuiu em muito para aprimorar esses conhecimentos, que serão repassados aos demais integrantes do Batalhão, principalmente a execução de obras que envolvem asfaltamento em baixas temperaturas. 

 

 

 

 

 

Estudantes de Taió - SC visitam o espaço cultural “Museu Ferroviário”
14 de Setembro de 2018

 

Lages (SC), o 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv), recebeu no dia 14 de setembro de 2018, a visita dos alunos do Colégio Cenesista Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Taíó (SC), essa cidade está localizada no Alto Vale do Rio Itajaí, distante de Lages, cerca de 200 quilômetros.

Estiveram presentes 30 alunos do ensino fundamental, 7º e 8º anos, acompanhados de dois professores. Na oportunidade, receberam as boas vindas do Subcomandante do Batalhão, Maj Wender Figueiredo Gayoso e na sequência, assistiram uma palestra ministrada pelo Servidor Civil José Kozow, encarregado do Museu. Logo após, visitaram o acervo do Museu, realizaram atividades lúdicas de desenho e pintura com a revista Recrutinha e também saborearam um suculento lanche, servido no vagão refeitório.

O interessante na visita, foi que os alunos não conheciam o Museu Ferroviário e também nunca tiveram a oportunidade de visitar uma Organização Militar, sendo esse o primeiro contato com o nosso Exército e com o soldado. Atualmente o “Museu Ferroviário” tem sido uma excelente oportunidade de divulgar o nosso trabalho e de levar a mensagem do Exército Brasileiro à sociedade em geral, principalmente para a comunidade estudantil.

 

  

  

  

 

 

 

 

Seção de Fiscalização de Produtos Controlados do 1º B Fv Participa da Operação Dínamo VI

11 de Setembro de 2018

Lages (SC), 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv). Os integrantes da Seção de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC), do 1º B Fv participaram da Operação Dínamo VI nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2018. Estiveram em vários municípios catarinenses realizando a fiscalização de explosivos e acessórios.

Durante a Operação, os militares do Batalhão fiscalizaram o paiois de explosivos e acessórios da Carbonífera Catarinense no município de Lauro Muller, Pilar Química do Brasil e Milenium Perfuração e Detonação de Rocha Ltda, no município de Urussanga e Plananto explosivos localizada em Lages, sede do 1º B Fv.

A Operação teve por finalidade a fiscalização dos produtos de uso restrito, realizando a conferência do material, diretamente nos paiois das empresas, bem como a verificação da acomodação dos explosivos e acessórios. Visou tembém, se fazer presente reprimindo qualquer demanda que esteja em desacordo com a legislação vigente, agindo na prevenção contra crimes com explosivos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comandante do 1º B Fv Ministra Palestra na 2ª Semana Paranaense da Memória Ferroviária

11 de Setembro de 2018

Lages (SC), No dia 11 de setembro de 2018, o Comandante do 1º Batalhão Ferroviário Ministrou Palestra na II Semana Paranaense da Memória Ferroviária. A palestra aconteceu na Biblioteca Pública de Curitiba (PR), O evento, portanto fez parte da II Semana Paranaense de Memória Ferroviária, uma iniciativa da Biblioteca Pública do Paraná e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. 

Na oportunidade, O Comandante do 1º B Fv abordou aspectos históricos da construção da Ferrovia do Tronco Principal Sul (TPS) e a participação do Exército Brasileiro nessa epopeia da engenharia militar brasileira que ocorreu no período de 1944 a 1968, tendo o Exército Brasileiro como protagonista nessa grandiosa obra ferroviária.

 

 

 

Baile da Independência
07 de Setembro de 2018

Foi realizado no dia 07 de setembro de 2018, no Clube dos Oficiais do 1º Batalhão Ferroviário, o BAILE DA INDEPENDÊNCIA, em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, sediados no município de Lages-SC.

A Independência do Brasil, momento especial de nossa História, vivenciada em 7 de setembro de 1822, trouxe para o povo brasileiro a tão sonhada liberdade, rompendo os grilhões que a mantinha sob o domínio português.

Para comemorar esse momento de festa e os 196 anos da independência do Brasil, o 1º Batalhão Ferroviário, 6º Batalhão de Polícia Militar e 5º Batalhão de Bombeiros Militar, realizaram o Tradicional Baile da Independência. O evento aconteceu no Clube de Oficiais do 1º BFv e teve a participação da comunidade lageana em geral e de autoridades.

 

 

  

  

  

  

  

  

 

 

 

 

Desfile 07 de Setembro 07 de Setembro de 2018

O 1º Batalhão Ferroviário participou da Semana da Pátria 2018, junto a comunidade participando do Desfile Cívico na Avenida Duque de Caxias. Alem de comemorar os 196º Aniversário da Independência do Brasil e cultuar as tradições e os vultos históricos, também teve por finalidade enaltecer o espírito de civismo e patriotismo.

O Desfile do 1º Batalhão Ferroviário contou com tropa a pé e desfile motorizado, importante ressaltar também, a participação de um pelotão de reservistas, que vieram prestar homenagem à Pátria, integrando-se ao Batalhão no desfile Cívico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aniversariantes de Julho e Agosto 06 de Setembro de 2018

 

Foi realizado no dia 06 de setembro de 2018, o café da manhã com os aniversariantes dos meses de julho e agosto. A atividade tem por finalidade cumprimentar os integrantes do Batalhão, por ocasião do aniversário. É também uma oportunidade de congraçamento e de camaradagem entre os militares e civis que integram o efetivo da OM.

Na oportunidade, o Ten Cel Cleber Comandante do 1º B Fv, fez uso da palavra parabenizando os aniversariantes.

 

 

  

 

 

1° Batalhão Ferroviário participa da Exposição do Exército em Esteio, RS  25 de Agosto a 2 de Setembro de 2018

1° B Fv na EXPOEX

Lages (SC), o 1º Batalhão Ferroviário, participou da Exposição do Exército que aconteceu de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque Assis Brasil em Esteio (RS), por ocasião da Exposição Internacional do Agronegócio (EXPOINTER).

Nos nove dias de exposição, o 1º B Fv esteve presente com um estande do “Museu Ferroviário” abordando principalmente a construção da Ferrovia do Tronco Principal Sul (TPS), que em 2018, completa 50 anos de sua inauguração. Esta ferrovia que liga o Sul ao Centro-oeste do País, sendo uma importante rota inter-regional de escoamento de produtos. A ferrovia foi construída pela Engenharia Militar no século passado.

Foram expostos banners com fotos, vídeos e objetos utilizados na construção do TPS. O estande do 1º B Fv foi muito prestigiado pelos visitantes que estiveram no Parque Assis Brasil no decorrer da EXPOINTER. Para a Engenharia Militar, foi uma oportunidade ímpar de integrar-se com a sociedade e mostrar seu potencial na execução de obras de grande vulto.

 

  

 

  

 

Abertura da Semana da Pátria 4 de setembro de 2018

Foi realizada no dia 4 de setembro, na Praça João Costa, centro da cidade de Lages (SC), a abertura da Semana da Pátria/2018. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, estudantes e de populares que pararam para prestigiar o evento. Na ocasião, militares do 1º B Fv conduziram o fogo simbólico da pátria. Logo após foi hasteada a Bandeira Nacional, Bandeira do Estado de Santa Catarina e do Município de Lages.

O Comandante do Batalhão fez uso da palavra, lendo a Ordem do Dia alusiva à Semana da Pátria.

  

 

  

 

 

 

Comandante do 1º Batalhão Ferroviário Profere Palestra à Maçonaria 3 de setembro de 2018

Lages (SC) 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv), O Comandante do 1º Batalhão Ferroviário, Ten Cel Cleber Machado Arruda, Proferiu no dia 3 de setembro de 2018, uma palestra para à Maçonaria da Região Serrana Catarinense. A palestra aconteceu em uma Sessão Pública de Lojas Maçonicas Incorporadas, por iniciativa do Senhor Maurício Dalmolin, Veneravel Mestre da Loja Maçônica Obreiros da Luz.

Na oportunidade foram abordados os trabalhos da Engenharia Militar e a sua contribuição para a Região Sul do Brasil. Apresentando também, um pouco da História desta Secular Unidade, que em 2018, completou 163 anos de existência, bem como as Operações de Construção que estão sendo desenvolvidas atualmente. A seleta platéia ouviu atentamente a explanação do Comandante do 1º B Fv.

A interação com a sociedade visa proporcionar maior visibilidade ao trabalho realizado pelo Exército Brasileiro, por intermédio do 1º Batalhão Ferroviário, que atua nos três Estados do Sul, onde possui um vasto acervo de obras realizadas.

  

 


 

Fim do conteúdo da página