Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Museu

Acessos: 2276

Visite o Museu Ferroviário sem sair da sua casa !!

CLIQUE AQUI

         

Inaugurado em 09 abril de 1998, e regulamentado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), por intermdio da Portaria 117 do DECEx de 9 de março de 2009, o “Museu Ferroviário” como é conhecido o Espaço Cultural 1º Batalhão Ferroviário, encontra-se instalado nas dependências do 1º B Fv, possuindo 400 metros quadrados de área interna. O Museu Ferroviário possui em seu acervo, cerca de 2.000 peças, que revivem os tempos das grandes construções ferroviárias no Sul do Brasil.

           Entre os principais componentes do Museu, está a locomotiva a vapor "Jaguarizinho", fabricada na Inglaterra em 1911, pela empresa Kerr Stuart & C. E e que após anos permanecendo inativa, em 2009, foi totalmente restaurada pela empresa TRENTUR, de Rio do Sul (SC), voltando a funcionar utilizando o mesmo combustível de antes, água e carvão. Agora como peça de museu, desfila em dias comemorativos pela ferrovia 1º “Batalhão Ferroviário”, que possui 732 metros de extensão e foi construída especialmente para a Jaguarizinho.

        O “Museu Ferroviário” está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, em horários de expediente, ou por agendamento nos finais de semana pelo telefone (49) 3251-9565.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página