Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Meio Ambiente

Acessos: 3177

Política Ambiental do 1º Batalhão Ferroviário

            O 1º Batalhão Ferroviário se compromete a compatibilizar a execução de seus serviços de engenharia, em tempo de paz, com a conservação do meio ambiente, dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável, de modo a garantir às gerações presentes e futuras a utilização dos recursos naturais. Todas as suas atividades de construção visarão o desenvolvimento do território nacional, o adestramento de seus quadros e a qualidade dos serviços executados, buscando sempre a excelência gerencial ambiental, por intermédio da minimização dos impactos ambientais, da economia dos recursos financeiros, do uso racional de matéria-prima, da saúde física e mental de seus membros e familiares e da segurança nas tarefas desenvolvidas.

 

Gestão de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva no 1º Batalhão Ferroviário

         O gerenciamento de resíduos sólidos consiste no conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. A proposição de ações voltas ao manejo adequado dos resíduos sólidos envolve aspectos técnicos e operacionais que devem estar em consonância com a legislação e as boas práticas ambientais. Para tanto, existe a necessidade de promover segregação dos resíduos conforme sua constituição ou composição, armazenamento temporário e destinação para reciclagem, reaproveitamento ou disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. O 1° Batalhão Ferroviário realiza a separação dos seus resíduos utilizando as lixeiras de coleta seletiva (conforme padrão da resolução n° 275 CONAMA). Esses resíduos são coletados em cooperação com a empresa de reciclagem Municipal a CooperLages e enviados ao centro de Triagem Municipal.

 

         Figura 1: Tambores para coleta seletiva

 

Figura 2: Caminhão da Cooperlages (Cooperativa de Reciclagem).

 

Livro Verde da Receita: Boas Práticas de Gestão Ambiental

            Também conhecida como "Livro Verde da Defesa", a publicação tem o objetivo de divulgar e difundir as boas práticas de gestão ambiental adotadas pelas Forças Armadas e pelo próprio Ministério da Defesa.

 

 

 

Livro Verde da Receita: Boas Práticas de Gestão Ambiental

            A Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA) lançou a 1ª Edição da “Cartilha de Práticas Ambientais nas Organizações Militares do Exército”, visando incrementar as ações de Governança Ambiental no âmbito da Força Terrestre, com foco nas ações a serem realizadas nas Organizações Militares.

           Ao proporcionar informações e procedimentos inerentes a temas afetos à área ambiental, esta cartilha permitirá adequar inúmeras atividades de acordo com a legislação vigente, tais como o Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Recursos Hídricos, as ações ambientais pertinentes no adestramento da tropa, os cuidados a se observar para a confecção de Licitações Sustentáveis e as ações para a recuperação de áreas degradadas, dentre outras.

 

Fim do conteúdo da página